Na atualidade, a utilização de fontes renováveis e naturais para produção de energia tem sido um dos melhores exemplos de sustentabilidade no mundo.

Porém,Maremotriz,solar,eólica,geotérmica, estas e outras alternativas também possuem desvantagens.Veja a seguir as vantagens e desvantagens da energia solar:
Vantagens:
- A energia solar não polui durante o seu uso. A única poluição vem da fabricação dos chamados “painéis solares”, que polui de modo controlado.
- Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia é vantajosa e viável em praticamente todo território, com pequenas exceções.
-As centrais necessitam de manutenção mínima.
-Os painéis solares são cada vez mais potente e, ao mesmo tempo seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
Desvantagens:
- Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que, durante a noite, não existe produção alguma, o que obriga a existência de meios alternativvos de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
- Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
- Os painéis solares têm um rendimento elétrico de apenas 25%, gerando a necessidade de construir gigantescos parques de captação solar.
José Eduardo
7º Ano

coment.