Nossa História

Nossa História

CRIARTE: 30 ANOS INOVANDO

Grandes transformações se fazem com pequenas mudanças! Com 30 anos de atuação no ramo educacional, a Escola Criarte é referência no processo ensino/aprendizagem. Marca presente na mente da sociedade maringaense, assumidamente criadora e crítica. Conta com mais de 70 profissionais divididos entre três unidades comprometidas com o desenvolvimento da criança, com o desdobramento do senso crítico e a capacidade inventiva do adolescente atento aos princípios fundamentais para o questionamento e difusão do conhecimento na prática de uma vida digna e respeitosa.

Toda a gestão da Escola Criarte é feita nos princípios da ética, do diálogo e da compreensão. Com inteligência, as habilidades inventivas, desde a sua criação, estão voltadas para uma Educação humanizadora e questionadora, que estimulam desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental a plena utilização do potencial criativo. A história de uma vida dá vida a uma história que não se trata de um relato do grande evento apenas, mas do encontro de desejos e sonhos pautados na certeza de construir uma sociedade cheia de valores e para além dos muros da Educação unilateral e pouco criativa.

Assim é a história da Criarte que desde 1988 vem inovando e fazendo uma educação pautada na conjunção de sonhos e na identidade de aspirações.

O sonho de uma EDUCAÇÃO, assim maiúscula, torna-se realidade quando a jovem pedagoga Cristiane Resquiti Paulino Strozzi entende que o eu que compreende consiste em um eu que vaga pelo novo, pelo inusitado, pelo deslumbramento. E vagar por uma educação maiúscula, significa não ser mais aquele eu interior instalado, mas um eu descobridor de um mundo acessível e perfeitamente encantador. Nossa história é ainda mais encantadora não menos densa...

No final da década de 80 era possível caminhar pelas ruas do Bairro Zona 7 em Maringá e ver casinhas de madeira dando lugar aos arranha-céus numa frenética especulação imobiliária, também era possível encontrar lindas casas bem construídas onde avistavam-se verdadeiros lares e aconchegantes cantinhos de estímulo à convivência. Em um desses cantinhos encontrávamos o casal Paulo Paulino e Talita Resquiti Paulino junto de seus quatro filhos: Cyndia Mara, Paulo César, Cristiane e Tatiane. Enquanto a cidade crescia para todos os cantos e em todas as direções, viam-se por ali apenas três escolas de educação infantil que atendiam aos moradores que se encantavam pelo lugar, pela facilidade de locomoção e pela proximidade do centro da cidade. A terceira filha do casal Paulino iniciara recentemente sua caminhada pela pedagogia e com uma amiga decidira montar uma escola onde pequenas mudanças provocassem grandes transformações. As mudanças consistiam em fazer uma Escola que praticasse uma EDUCAÇÃO maiúscula e instigante, inovadora, cheia de encantos e constantemente descobridora de novos aprenderes. Uma Escola sem desenhos prontos, letras pré-formatadas e material estanque. O casal Paulinho cede então a casa para a criação da Escola e investe na própria filha como parte integrante da sociedade.

Nasce em 8 de agosto de 1988 a Escola Criarte com a oferta do berçário ao infantil III. Dois anos depois, o sucesso e a repercussão do trabalho novo, inteligente e criativo são tão grandes que a Escola Criarte quadriplica o número de sua clientela e incorpora a Escola Floresta Encantada dos baixinhos. Em 2000 o trabalho pedagógico se intensifica e a identidade da Criarte fica ainda mais evidente, pois toda a comunidade educativa vive a mediação do conhecimento, trazendo novas informações e possibilitando um enriquecimento com as experiências vivenciadas pelos alunos em seu dia a dia. Em 2002, a partir da associação de esforços, da cooperação técnica e da repartição do ideal, encontram-se os meios para a realização de uma nova empreitada. A confiança na qualidade do serviço prestado anda de mãos dadas com o desejo de uma educação pautada nos valores de uma sociedade consciente e atuante, assim é criada a subsede II à Avenida João Paulino Vieira Filho, quando são ampliados os serviços ofertados e a Escola passa a atender as crianças desde o berçário até a 4ª série do ensino fundamental. O trabalho firme e o equilíbrio nas relações estão subordinados à prudência, dessa forma a escola aviva a aplicação da sua inteligência ao trabalho organizado. As atitudes vão ficando mais ativas e transformadoras. O conjunto de atitudes que levam à expansão completa do fazer pedagógico está focado desde a criação na intenção correta que renova e expande os serviços em 2006 para as séries finais (5ª à 8ª séries) do ensino fundamental.

A família Criarte segue crescendo e a necessidade de uma sede própria urge diante dos projetos que se desenrolam nos preparativos de uma casa maior e mais acolhedora. Aquela casa do início é sem sombra de dúvidas uma instituição que se prepara para serem três unidades entrelaçadas pelo mesmo ideal: criar, inovar, reinventar e viver eticamente. É chegada a hora! As obras se iniciam no futuro endereço da nova Sede à Rua Campos Sales, 1253. Um projeto pensado para ser exclusivamente uma escola que traz na sua concepção um ambiente interativo, aconchegante e, sobretudo, fecundo. Com a mesma intensidade no trabalho e na EDUCAÇÃO maiúscula que se pretendia em 2007 a Escola Criarte fica autorizada a trabalhar com as séries iniciais do Ensino fundamental de nove anos. Nessa época a preocupação com o trabalho social e consciências politizadas move belíssimos projetos de cunho solidário. Os estudantes estão sedentos por mais participação social e a equipe pedagógica alerta aos anseios do meio em que vivem fazendo daquela casa o SEU ESPAÇO DO CONHECIMENTO criativo. Os anos de realizações intensas evidenciam-se nos biênios, até que em 2008 a inauguração da nova Sede traz consigo mais que um novo espaço e a possibilidade de excelência, trazem a essência enquanto Instituição dedicada à educação.

A alegria de um trabalho bem realizado é coroado com o reconhecimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no ano seguinte através da Resolução 187/09, mas uma alegria pode ficar ainda maior e mais completa. Isso é o que esperam todos aqueles que veem seus filhos crescerem e se tornarem autônomos, certos de que a caminhada não está acabada. Em 2010, vimos completar um ciclo na formação básica. Nossa primeira turma se forma e deixa sua parte na história da Criarte. A Colação de Grau da primeira turma do Ensino fundamental II é entre outras conquistas a expressão de um avançar seguro e destinado à transmissão de valores que servem de base para os futuros profissionais atuantes na sociedade que ajudamos a construir. Nesse mesmo ano, vários são os projetos que enriquecem a instituição e a comunidade escolar. A clientela é dez vezes maior àquela da década de 90 e prosseguir ensinando é preciso! Com as transformações da educação nos últimos anos e a reformulação do Ensino Fundamental para o regime de nove anos no âmbito nacional, a Escola Criarte tem em 2012 o funcionamento simultâneo para as séries iniciais e finais desse regime.

Muitas ações na Escola fundam atitudes que permanecem em nossos alunos no caminho que ainda precisam percorrer. O desejo de permanecer se instruindo nessa filosofia e a confiança das famílias na formação humanizadora de homens e mulheres que possam viver em um mundo comum a todos nos traz a 2018 ávidos pela comemoração das BODAS DE PÉROLA desta que foi, é e será sempre A CRIARTE.