memórias

Notícias

A transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

A chegada do aluno no 1º ano do Ensino Fundamental representa um marco significativo para as crianças e para os pais, e requer um olhar de muito carinho e atenção, seja para aquele aluno que vai frequentar a escola pela primeira vez, seja para aquele que vem da Educação Infantil. Pois, em ambos os casos, é necessário oportunizar que a criança dessa série vivencie dentro do âmbito escolar rotinas adequadas que possibilitem a construção de conhecimentos, sempre considerando as características de sua faixa etária, e principalmente integrando o cuidar, o educar, e também o brincar, afinal, além desses dois primeiros que são princípios básicos da educação, o brincar também é de extrema importância já que os alunos não deixarão de serem crianças pelo simples fato de estarem avançando para o Ensino Fundamental. As atividades pedagógicas aplicadas a esse nível de ensino são uma extensão da educação infantil, onde um dos objetivos é dar continuidade ao trabalho desenvolvido na primeira infância, garantindo também àqueles que nunca frequentaram uma sala de aula antes, um início de escolaridade tranquilo e promissor. A escola precisa oferecer uma metodologia de ensino que favoreça o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos alunos, permitindo que ao fim do ano letivo as crianças avancem para a série seguinte de uma forma segura e confiante em relação aos seus processos de construção do conhecimento, sempre respeitando as características da faixa etária e as especificidades de aprendizagem de cada criança. Para a criança do 1º ano, a capacidade de simbolização costuma ser bem estabelecida, e se manifesta através da linguagem oral, da imaginação, da imitação e da brincadeira em situações diversas, o que ajuda o aluno a avançar no processo de alfabetização de uma forma lúdica e prazerosa, e que consequentemente resulta em um desenvolvimento acentuado de outras habilidades. Ao realizar atividades lúdicas e jogos com regras, por exemplo, os alunos também aprendem a interagir e a raciocinar, o que envolve aprendizagem de conteúdos e um trabalho investigativo. Na faixa etária dos alunos do 1º ano, é de fundamental importância que a criança desenvolva uma imagem positiva de si, que possa descobrir e conhecer progressivamente suas potencialidades físicas, cognitivas e sociais, e tenha a oportunidade de brincar expressando suas emoções, conhecimento e imaginação. Os pais devem, portanto, escolher uma escola onde seu filho possa vivenciar situações onde a criança possa se desenvolver, aprender, adquirir segurança em suas capacidades e se expressar em diferentes linguagens, adquirindo uma confiança cada vez mais crescente, desenvolvendo um potencial onde possa se expressar com propriedade por meio da linguagem oral e da escrita.

Autora: Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil – Cinthia Caldeira Carneiro Alves

Buscar a excelência

Buscar a excelência é uma forma de demonstrar nosso compromisso com a educação de qualidade que acreditamos ser transformadora. A rotina saudável, que inclui estudo e dedicação, fortalece e edifica a autonomia do estudante. Pensando nisto, a Escola Criarte, trouxe o professor Jean Charles, do sistema Poliedro, que esteve conosco nos dias 07 e 08 deste mês de agosto, para falar com nossos professores, alunos e coordenadores sobre a importância do estudo de qualidade. Os professores tiveram a oportunidade de ouvir sobre os benefícios que o estudo diário tem na vida escolar dos nossos alunos e sobre como podemos colaborar para a efetivação desta prática e os alunos do 6º ao 9º ano ouviram sobre a prática de estudo, rotina e sua importância. Foram momentos de integração e de reflexão em que o horário de estudos foi considerado com seriedade e como uma metodologia para desenvolver a autonomia. Nosso lema é “aula dada, conteúdo estudado”.

Autora: Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – Sílvia Cristina Zúniga Menegassi

Parceria AREA Educacional e Escola Criarte

A AREA Educacional surge na procura de seus idealizadores, em melhorias no desenvolvimento metodológico e de recursos que envolvam dispositivos tecnológicos no aprendizado escolar. Desenvolvemos pesquisas e materiais didáticos tendo como principal instrumento, as tecnologias Open-Source. Desta forma, acreditamos que “quando uma criança aprende a programar, o processo de aprendizagem é transformado. Torna-se mais ativo e auto-dirigido. Em particular, o conhecimento é adquirido para um propósito pessoal reconhecível. A criança faz algo com ele. O novo conhecimento é uma fonte de poder e é experimentado como tal desde o momento em que começa a se formar na mente da criança.” (Seymour Papert). Quando os objetivos e propósitos convergem para o mesmo ponto, surgem as parcerias de sucesso. Assim surgiu a parceria da AREA e a Escola Criarte, que desde de 2017 estão juntas com as aulas de robótica para favorecer o aprendizado e a socialização dos alunos da escola. A AREA trabalha dando formação para os professores da Criarte, que por sua vez ministra as aulas na escola. Os valores e objetivos da escola permanecem mantidos, visto que a preocupação é de que a robótica venha contribuir de forma significativa e individual cada aluno participante.