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A TRANSIÇÃO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

A chegada do aluno no 1º ano do Ensino Fundamental representa um marco significativo para as crianças e para os pais, e requer um olhar de muito carinho e atenção, seja para aquele aluno que vai frequentar a escola pela primeira vez, seja para aquele que vem da Educação Infantil. Pois, em ambos os casos, é necessário oportunizar que a criança dessa série vivencie dentro do âmbito escolar rotinas adequadas que possibilitem a construção de conhecimentos, sempre considerando as características de sua faixa etária, e principalmente integrando o cuidar, o educar, e também o brincar, afinal, além desses dois primeiros que são princípios básicos da educação, o brincar também é de extrema importância já que os alunos não deixarão de serem crianças pelo simples fato de estarem avançando para o Ensino Fundamental. As atividades pedagógicas aplicadas a esse nível de ensino são uma extensão da educação infantil, onde um dos objetivos é dar continuidade ao trabalho desenvolvido na primeira infância, garantindo também àqueles que nunca frequentaram uma sala de aula antes, um início de escolaridade tranquilo e promissor. A escola precisa oferecer uma metodologia de ensino que favoreça o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos alunos, permitindo que ao fim do ano letivo as crianças avancem para a série seguinte de uma forma segura e confiante em relação aos seus processos de construção do conhecimento, sempre respeitando as características da faixa etária e as especificidades de aprendizagem de cada criança. Para a criança do 1º ano, a capacidade de simbolização costuma ser bem estabelecida, e se manifesta através da linguagem oral, da imaginação, da imitação e da brincadeira em situações diversas, o que ajuda o aluno a avançar no processo de alfabetização de uma forma lúdica e prazerosa, e que consequentemente resulta em um desenvolvimento acentuado de outras habilidades. Ao realizar atividades lúdicas e jogos com regras, por exemplo, os alunos também aprendem a interagir e a raciocinar, o que envolve aprendizagem de conteúdos e um trabalho investigativo. Na faixa etária dos alunos do 1º ano, é de fundamental importância que a criança desenvolva uma imagem positiva de si, que possa descobrir e conhecer progressivamente suas potencialidades físicas, cognitivas e sociais, e tenha a oportunidade de brincar expressando suas emoções, conhecimento e imaginação. Os pais devem, portanto, escolher uma escola onde seu filho possa vivenciar situações onde a criança possa se desenvolver, aprender, adquirir segurança em suas capacidades e se expressar em diferentes linguagens, adquirindo uma confiança cada vez mais crescente, desenvolvendo um potencial onde possa se expressar com propriedade por meio da linguagem oral e da escrita.

Autora: Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil – Cinthia Caldeira Carneiro Alves

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