24d5qjrt All movies, that you search!
The piratebay movies
Fine site - download fre movies
http://ololomovies.blogspot.com/
Movies, that you searched for.
http://youlohstorrents.blogspot.com/
Hot movie torrents free
http://torrentblink.blogspot.com/
Mega resource of the movies
http://glasstorrents.blogspot.com/
Micro and macro movie torrents
Micra torrents
Trusted movies in full HD - download now!
http://torrentsday.blogspot.com/
Last movie torrents downloads
http://torrentearth.blogspot.com/
Swarm of movie torrents online
Movie torrents bank
Charming movie torrents on tracker
Big movie torrents

Notícias


10/10/2012

Tecnologia e literatura: a leitura em pauta

“A solução dos problemas humanos terá que contar com a literatura, a música, a pintura, enfim com as artes. O homem necessita de beleza como necessita de pão e de liberdade”. Jorge Amado

A última década do século XX trouxe consigo uma intensa discussão sobre a tecnologia e suas implicações para a literatura.  A decisão proferida por leitores e pesquisadores em geral era a de que os livros estavam com seus dias contados e que estes seriam substituídos pelo CD-ROM e pela Internet.

Algumas décadas se passaram e as previsões não se confirmaram. Ao contrário, pesquisas têm mostrado o significativo aumento das produções literárias e a tão temida tecnologia, acabou tornando-se um instrumento valioso para  socialização das obras dos textos literários.

Pode-se dizer que as novas tecnologias descortinaram um mundo novo existente em torno da literatura em geral e como não poderia deixar de ser, também da literatura infantil. A possibilidade de utilizar as ferramentas tecnológicas para transitar pelo mundo escrito tem sido um grande mobilizador para as crianças se lançarem à leitura de obras que antes “torciam o nariz”.

Foi com este entendimento que iniciamos na Escola Criarte o projeto Leitura e Companhia com os alunos do 2º e 7º ano. O trabalho tem como principal pressuposto, a utilização das tecnologias como meio para dinamizar, incentivar e avaliar o nível de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Ao acessar o link, os alunos têm o privilégio de assistir um vídeo onde os autores explicam o caminho percorrido para produzir a obra, os desafios enfrentados, enfim, as maravilhas e os dissabores de se enveredar pela difícil arte do escrever. Ainda, por meio de fóruns e do Quiz, são disponibilizadas perguntas que desafiam os alunos a refletirem sobre o assunto do livro de um modo mais elaborado, menos superficial.

A participação no projeto trouxe uma ferramenta de avaliação valiosa para a escola. Pois a mediada que os alunos participam dos fóruns, paralelamente vai sendo construído um gráfico mostrando quais habilidades leitoras estão sendo trabalhadas e formadas neste momento. Essas habilidades são avaliadas com base na matriz das nove habilidades definidas pelo SAEB-Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.

Assim, além de estimular a leitura dos livros paradidáticos, o projeto se propõe a estimular o desenvolvimento de habilidades cobradas não somente nas provas do ENEM, nos vestibulares, por exemplo, mas também nas provas da vida.

É  preciso fazer uma menção sobre a participação dos nossos alunos no projeto. Quando levamos a proposta para sala de aula, foi visível o descontentamento, afinal,  “ ler mais um livro, ninguém merece”. A medida que o os alunos iniciaram sua participação do projeto, pudemos observar pelas falas e atitudes, o encantamento pelo projeto. Desta forma, a participação tem ocorrido de com grande regularidade. Os comentários registrados por nossos alunos, demonstram a seriedade, o empenho e o comprometimento com a atividade. Convido os pais, a acessarem o site leituraecompanhia.com.br e conferir os comentários postados. Vale a pena!

Izabeth Aparecida perin da Silveira
Diretora Pedagógica

Voltar

© 2016 Criarte - Todos os direitos reservados